Godoy Teixeira Advogados Associados

Blog
Comitê Jurídico do Ramo Crédito se reúne pela última vez em 2018.
Comitê Jurídico do Ramo Crédito se reúne pela última vez em 2018.
Comitê Jurídico do Ramo Crédito se reúne pela última vez em 2018.

Na última quarta-feira, 12, foi realizada a última reunião do Comitê Jurídico do Ramo Crédito deste ano. Com a presença de 15 participantes e 8 cooperativas representadas, o encontro abordou o tema “Bloqueio e Penhora de Cotas Capital de Cooperados”. Também foi definido o calendário de reuniões em 2019.

 

A reunião foi aberta pelo superintendente técnico corporativo do Sistema Ocesp, Flávio Bersani, que deu as boas-vindas aos participantes em nome da instituição. Por parte do Sescoop/SP, estiveram presentes a coordenadora de Gestão de Cooperativas do Sescoop/SP, Andrea Pinheiro; o coordenador jurídico, César Augusto dos Santos; e a consultora jurídica Esther Bastos.

 

O encontro contou ainda com a presença do presidente da Comissão Especial do Cooperativismo da OAB SP, Fábio Godoy. Outro convidado foi o advogado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Daniel Antunes.

 

Na ocasião, Daniel apresentou quais as ações da OCB em relação ao tema abordado na reunião e foi compartilhado um material elaborado pela Unidade Nacional com os fundamentos contrários à penhora de quotas-partes de cooperativas de crédito por dívidas pessoais de seus cooperados, a fim de ser usado como embasamento nas ações judiciais.

 

“A jurisprudência sobre a questão tem se mostrado desfavorável às cooperativas, porém, houve uma decisão favorável no Tribunal de Justiça do Distrito Federal no dia 5/12, que reconheceu a impenhorabilidade das quotas sociais de cooperativa de crédito. Isto traz esperança de que haja mais decisões favoráveis com respaldo do que já é estabelecido pela Lei 5764/71”, explica a consultora Esther Bastos.

 

Notícia disponível no Portal da SESCOOP/SP